Uma imagem estranha da cantora Adele se tornou viral recentemente. O clique, tirado da capa de seu álbum 25, aparenta ser normal à primeira vista, mas é um ótimo exemplo do fenômeno conhecido como ‘Efeito Thatcher’.
+ Fã de Beyoncé entra em trabalho de parto durante show da cantora em Los Angeles
+ Antes e depois de pessoas que assumiram os fios brancos é de tirar o fôlego
A foto, que é apresentada de cabeça para baixo, só parece estranha quando você vira ela pro outro lado e percebe que a boca e os olhos da cantora estão do lado contrário de onde deveriam estar.
No entanto, é interessante que pareça que não tem nada de errado com o clique quando é visto de cabeça para baixo. Quer saber por que isso acontece?
Um usuário do Facebook, que compartilhou a imagem em agosto, explicou o Efeito Thatcher, dizendo que esta ilusão realça uma falha na forma como o nosso cérebro funciona.
Segundo ele, não podemos processar um rosto invertido porque estamos programados para reconhecer rostos virados para cima.
“Criamos um mapa mental reconhecendo o rosto em pedaços: olhos, boca e nariz. Então, quando nos é apresentada uma imagem ‘Thatcherizada’ de cabeça para baixo, ela não é processada adequadamente”, explicou Thom Edwards.
Basicamente, sabemos que a imagem está de cabeça para baixo, mas como raramente encontramos rostos de cabeça para baixo, não evoluímos para interpretar as expressões neles.
Como as características faciais parecem normais, nossos cérebros presumem que o resto do rosto também está e é por isso que não vemos nada fora do comum até virarmos o rosto para a direção certa.
O Efeito Thatcher recebeu o nome da primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, em cuja fotografia foi demonstrado pela primeira vez em 1980 por Peter Thompson, professor de psicologia na Universidade de York.